top of page

Guia de Reuniões Familiares e Oração pela Família

 

 

Shalom, meu amado!

Hoje entramos em um novo ano. É um novo ciclo. Podemos escrever junto ao Pai uma nova história baseada na renovação da nossa mente pela Sua Palavra e na criação de novos hábitos. A FAMÍLIA de uma forma integral será alvo do nosso trabalho, por isso iniciamos 2015 com 21 dias de oração e INVESTIMENTO no hábito de cultuarmos juntos e praticarmos as mais simples e poderosas verdades da Palavra de Deus. O nosso convite é que você leve a sério este acessível guia de reuniões familiares ou oração particular, no caso dos solteiros ou que vivem sozinhos por algum motivo. Você pode acrescentar mediante o seu nível de experiência com Deus vários outros momentos a esta reunião, porém nunca esqueça de que ao lado de tanta oração é necessária a prática sincera e obediente do que se gerou. Desfrute cada dia. Não deixe de fazer o seguinte se você não fez o anterior. Persevere! Vale a pena! No dia 25 de janeiro de 2015, em nossa reunião familiar, veremos alguns dos frutos do que aconteceu em nosso meio nesse tempo. Nosso abraço e desejo de um ano novo de MATURIDADE PLENA! Wagner e Eneide Santiago.

 

 

1 Dia - Gratidão

Hoje é dia de nossa família se exercitar na gratidão ensinada por Jesus. Ler Lc 17.12-19.

Há pessoas que jamais demonstram qualquer tipo de gratidão a Deus, apenas reproduzem frases prontas, chavões religiosos para demonstrarem sua espiritualidade, e no entanto não expressam nenhuma reação de gratidão e reconhecimento pelos imensos benefícios que Deus já lhes fez na vida! Devemos cultivar um estilo de vida grato a Deus pelos imensos benefícios que recebemos de Yahweh.  (Ver texto complementar: Sl 103.1-3).

Desafio: A Mensagem de Gratidão. Escreva uma carta, e-mail, mensagem ou faça uma ligação para alguém que Deus já usou para lhe ajudar em sua vida sentimental, ministerial, familiar, profissional, etc. Se quiser pode escrever para mais de uma pessoa.

 

2 Dia – Perdão

Hoje é dia de nossa família se exercitar no perdão. Mt 6.12 /Cl 3.13 /Ef 4.32).

Jesus indica o caminho do perdão como um caminho de paz para o coração. Perdão não é um sentimento, mas uma decisão. Nunca espere sentir para perdoar, perdoe para que os sentimentos depois sejam alinhados com sua decisão. Perdoar sempre será a melhor saída. O perdão traz saúde e restaura a alegria no coração da pessoa ofendida. Sempre contaremos com a ajuda do Espírito Santo para perdoar as ofensas por piores que tenham sido.

Desafio: Cada membro da família deve buscar ter uma atitude de perdão diante de seus agressores de modo que possam vivenciar a palavra ensinada nos textos de hoje. 

 

3 Dia – Reconciliação

Hoje é dia de nossa família se exercitar na prática da reconciliação dos relacionamentos quebrados. Ver Mt 5.23-24 / 2 Co 2.10-11). Jesus nos ensinou a perdoar como o melhor caminho para que haja saúde em nossa vida espiritual. Por que será que nossa oferta não é aceita por Deus quando temos algum relacionamento quebrado?

Devemos perdoar e buscar reconciliação quando o erro tiver sido nosso ou do outro. O importante é reconstruir a ponte de comunhão. Todas as vezes que perdoamos estamos nos parecendo com Jesus. O Espírito Santo nos ajudará. Uma palavra, um gesto, um sorriso, um abraço poderá nos levar de volta ao lugar da comunhão com o outro, e por consequência com Deus. Declaramos o dia do novo começo entre todos os membros da nossa família. Que hoje seja o dia da reconciliação e os relacionamentos quebrados sejam reatados com arrependimento, perdão verdadeiro e restauração profunda. Mt 6.12

Desafio: Quem tiver relacionamentos quebrados, principalmente dentro de casa, deve buscar reconciliação. Cada um pode listar estes relacionamentos e ao final, todos juntos orarem por esses nomes a fim de que no dia seguinte já tenha tido oportunidade de expressar o desejo da reconciliação.

 

4 Dia – Conversão dos Corações uns aos outros

Deus nos fez para vivermos em amor uns com os outros. Ver Ml 4.6 (Cl 3.20 / 3.21 / Ef 6.1 / Ef 6.4 / Sl 133 / Rm 12.18)

É tempo de haver uma verdadeira conversão dos corações dos pais aos filhos e dos filhos aos pais, bem como do marido para a mulher e vice versa, como também dos irmãos uns para com os outros. Onde há unidade de coração a bênção de Deus é derramada. Nossas casas precisam ser conhecidas como lugar de paz e vida, e não lugar de mal. A conversão deve ser primeiro no interior do coração. Logo depois, aparecerão as atitudes de amor um para com o outro. É tempo de nos converter uns aos outros.

Desafio: Cada um deve anotar em um pequeno papel o nome das pessoas de dentro ou fora da família com quem não se afina bem, pedindo a Deus ajuda especial para viver em paz e ser canal de bênção para tais pessoas.

 

 

5 Dia – Cultivando a amizade na Família

Hoje é dia de demonstrar o amor e a importância dos amigos na vida de cada  pessoa, de modo que os laços de boas amizades sejam consolidados e a criação de novos laços seja estimulada. A família também deve ser um lugar de grandes amigos. Ver Pv 17.17 e Pv 18.24.

Verdadeiros amigos são presentes de Deus para nossas vidas. São pessoas que nos assistem não somente nos momentos bons, mas nos momentos difíceis, sendo instrumentos de amor e consolo do Pai para nós.

A amizade é como uma plantinha que para crescer saudável necessita de cuidados e investimentos. Assim também são os relacionamentos, quando investimos tempo e damos atenção uns aos outros, crescemos no relacionamento. 

Desafio: Escreva um cartãozinho ou faça algo que transmita a alguém da família com quem você gostaria de ter uma amizade mais chegada.

 

6 Dia – Orando em Família pelas Causas Impossíveis

Hoje somos desafiados a praticar a fé sobrenatural em Cristo Jesus, sabendo que Ele pode fazer o impossível. Ver João 11.1-44 (Lc 1.37/ Jo 11.25 )

A morte de Lázaro afetou completamente a estabilidade de sua família, entretanto Jesus foi chamado por suas irmãs. Mesmo tendo chegado 4 dias após o sepultamento do morto, Jesus chegou naquela família e foi até o túmulo. Ali, aconteceu a ressurreição.

Chame Jesus para sua circunstância impossível. Não há causas impossíveis para Jesus. Ele é Senhor sobre todas as coisas, inclusive sobre a morte (Jo 11.25) e as enfermidades (Mt 8.16). Assim como Jesus mudou a situação da família de Marta e Maria, Ele também pode interferir nas situações difíceis de nossas famílias.

Desafio: Cada um escreve seus pedidos de oração em um papelzinho e compartilha em voz alta o que desejar para que orem juntos.

 

 7 Dia – As Palavras Nunca Ditas

As palavras são importantes na construção dos relacionamentos. Palavras são sementes. Elas podem ser boas ou más (Tg 3.9). As palavras boas quando ditas podem criar pontes de amor e respeito entre os corações. Ao passo que, quando não ditas, a ausência das mesmas cria uma espécie de vazio nos relacionamentos. São distâncias, desconfianças e vazios.  Ler Pv 18.21 (Mt 12.37 / João 1.14)

Jesus foi a Palavra que Deus enviou aos homens para levá-los de volta para Ele. Jesus é a Palavra que se fez carne e habitou entre nós (João 1.14). Usemos, pois a Palavra de Deus para construir pontes e plantar sementes de amor nos corações.  Se plantarmos palavras de amor, ao seu tempo colheremos amor. Clamamos a Deus para que o silêncio instaurado pela distância dos corações dentro de família seja quebrado pelas palavras de amor, apreciação, respeito e motivação. Que o Verbo (A PALAVRA) que se fez carne e habitou entre nós remova todo o silêncio das separações de outrora, trazendo palavras de vida, festa e muita alegria dentro de casa. Provérbios 15:1, 25:11.

Decidimos como família declarar as palavras de amor que nunca foram ditas para valorizar o outro pela realização das tarefas domésticas e  reconhecimento do esforço, dedicação, renúncia, ajuda contínua do outro para o sustento e bem estar de todos dentro de casa. É tempo de falar o que de bom nunca foi falado a respeito do pai, da mãe, dos irmãos, dos filhos e de outros possíveis integrantes da família. Efésios 5: 33.

Desafio: Exercite-se hoje em pronunciar as palavras de amor que nunca foram ditas antes a determinadas pessoas que são significativas para você. Se não conseguir verbalizar pessoalmente, use cartas, e-mails, mensagens, mas fale para que os vazios sejam preenchidos.

 

Dia 8 – A SEMEADURA E A CEIFA
Existem algumas leis que regem nossas vidas. A lei da semeadura e da ceifa é uma delas, a qual nunca falha, pois tudo aquilo que o homem semeia, ele também colhe. (Lc 6.38 / Gl 6:7 / 2 Co 9.6-10)
Quanto mais dermos, mais receberemos a colheita das mãos de Deus. Isso é válido para todas as área, tanto nos relacionamentos como também acontece na vida financeira. Se quisermos colher em abundância, devemos ofertar em abundância. Deus tem prazer em aumentar a sementeira do que semeia a ponto que tenhamos em tudo ampla suficiência para ajudar aos outros não somente com palavras, mas também com o que é realmente necessário. Nosso nível de liberalidade no dar é uma evidência do quanto já deixamos Deus trabalhar em nosso coração para abençoar a outros e plantar sementes na vida dos outros.
DESAFIO DE HOJE: Cada um poderá ofertar algo que lhe custe para alguém da família. O cabeça da família também poderá recolher uma oferta especial que pode ser entregue no próximo culto como sendo uma oferta especial da família.
 

 

Dia 9 – SENSÍVEIS AS NECESSIDADES ALHEIAS
Hoje é dia de conscientizar a família sobre a necessidade de dar de comer a quem tem fome (Mt 25.35-40 / 1 Jo 3. 16-18)
Jesus deixou claro que nossa fé necessita da evidência de obras no sentido de que não podemos passar a vida toda pregando princípios e verdades bíblicas sem termos atitudes práticas. Nosso coração deve ser sensível para socorrer os necessitados, demonstrando nosso amor através da oração e do ensino, mas não esquecendo jamais que quem tem fome de pão, precisa de pão material. 
O egoísmo nos deixa centrados em nós mesmos e em nossas próprias necessidades, sem percebermos a situação do outro. 
Não precisamos ter muito para repartir. Do pouco que tivermos é possível ajudar a saciar a fome ou outra necessidade material de alguém. Daquilo que Deus nos deu podemos repartir. 
DESAFIO DE HOJE: Pense em alguém (da família ou não) que tem uma necessidade de algo que você poderia ajudar. Ore por isto e tome uma atitude EM FAMÍLIA para que esta necessidade material seja suprida.
 

Dia 10 – MISERICORDIOSOS COM OS ENFERMOS
É importante para uma família nutrir o cuidado uns com os outros, principalmente com os que enfrentam alguma enfermidade. (Mt 25.35-40 / 1 Jo 3. 16-18).
Jesus diz claramente que todas as vezes que visitamos alguém que esteja enfermo, é a Ele que estamos visitando. Nosso coração necessita crescer na MISERICÓRDIA para ter coragem e força de demonstrarmos nosso AMOR através de uma atitude concreta. Uma visita que pode parecer tão simples, mas é muito importante para quem está no leito da dor, como também para nós gera repercussões eternas.
DESAFIO DE HOJE: Às vezes o enfermo que necessita de oração e atenção está ou esteve em nossa casa. Se houver alguém enfermo hoje, que todos orem por ele. Se existiu enfermos na casa e não foram tratados com a devida misericórdia, os que se sentirem impelidos por Deus a pedir perdão por tais atitudes, que o façam com amor e, ao final, todos orem juntos. A família ainda pode se reunir e obedecer a esse mandamento coletivamente, na prática, visitando algum enfermo. Lembrando que há situações em que as crianças não devem ser envolvidas, mas o ensino será dado pelo exemplo.
 

Fonte: Pastores Wagner e Eneide Santiago

 

bottom of page